Desde a década de 1930, a Fazenda Botafogo já era conhecida pelos seus futuros proprietários, João Senra e Manoel Pires Lopes, que compraram em sociedade, gado de corte do Pantanal do Mato Grosso, transportaram de trem até São Paulo e traziam em comitiva por terra até a Fazenda Botafogo, aonde arrendavam os pastos para engorda final da boiada.
Nos anos de 1940, com a 2ª guerra mundial, a fazenda foi a leilão por problemas de dívidas de seu antigo proprietário, Sr. Tomás DeLuca, que aconselhou os Srs. João e Manoel a fazerem o lance final para arrematarem a fazenda.
E assim, já de posse das terras, iniciaram o plantio de laranjas, cana de açúcar e aos poucos substituíram o gado de corte por gado de leite. As três culturas continuaram por décadas, permanecendo o cultivo da cana de açúcar até os dias atuais.
A sociedade entre os Srs. João Senra e Manoel Pires Lopes permaneceu até a morte do Sr. Manoel, quando foi então feita amigável a divisão das terras após mais de 25 anos de sociedade. As famílias Senra e Pires Lopes, já na quinta geração, mantém o mesmo respeito e amizade há mais de 100 anos, sementes essas plantadas por nossos patriarcas.
Por Mauricio Senra Siqueira